Suporte easy

  • 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente

    Posted on 5 de junho de 2014 by easy-Tecno Informática Ltda in Atualidades, Dicas.

    Pilhas e baterias são muito úteis no dia-a-dia. Mas elas contêm metais que, quando jogados na natureza, podem provocar sérios danos. A easy-Tecno contribui com o Meio Ambiente através de recipiente identificado para coleta de pilhas e bateriais em suas instalações, em um prédio comercial. Saiba mais sobre essa prática simples que você também pode implantar na sua empresa e contribuir também com o Meio Ambiente.

    WED_2014

     

    As Agências do Banco Santander possuem um programa de reciclagem para o descarte desses materiais.

    O QUE É

    Criado em 2006, é um programa pioneiro do Santander que recolhe e recicla pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos portáteis, como câmeras digitais e celulares e seus acessórios.

    COMO FUNCIONA

    Disponibilizamos postos de coleta a toda a sociedade em nossa rede de agências e prédios administrativos. Nesses locais, a população deposita pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos gratuitamente.

    Todo o material coletado é enviado para a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde passa por uma triagem. Nesse processo, as pilhas são separadas por marca e encaminhadas para a reciclagem, que é feita pela empresa Suzaquim, na cidade de Suzano. Já os aparelhos celulares passam por um processo de descaracterização, pelo qual são destruídos e triturados. Esses resíduos são encaminhados para a reciclagem, que é feita por uma empresa especializada, a Umicore, localizada na Bélgica.

    Atualmente, mais de 1 bilhão de pilhas são vendidas todos os meses no Brasil, mas menos de 1% desse volume é reciclado, e o restante vai para o lixo. Já com os celulares, apenas 2% são reciclados. O dano ambiental é grave, uma vez que os metais pesados (chumbo, cádmio, mercúrio, zinco e manganês) contidos nesses produtos não se degradam, são muito nocivos à saúde e podem vazar, contaminando lençóis freáticos, o solo e os rios.

    Além disso, a reciclagem reduz a superlotação de lixões e aterros sanitários, gera empregos e ainda recoloca matérias-primas importantes no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil anualmente joga no lixo cerca de R$ 10 bilhões por não reaproveitar resíduos que poderiam abastecer a indústria.

    RESULTADOS

    • 122 toneladas de pilhas e baterias transportadas em 2012.
    • 10 mil peças de lixo eletrônico destinadas adequadamente em 2012.
    • Mais de 760 toneladas de materiais recolhidos e reciclados desde 2006.
    • 2,8 mil postos de coleta.

     

    Assim, basta levar pilhas e baterias usadas a qualquer agência do Banco Santander e colocá-las no Papa-pilhas. 

    Fonte: Coleta Coletiva Solidária e Banco Santander

    Equipe easy-Tecno